top of page
Apresentação
Centro histórico de Lisboa

Institucional 

Moeda Real

APRESENTAÇÃO / HISTÓRICO

O CIRIEC, originalmente chamado de “Centro Internacional de Pesquisa e Informação sobre Economia Coletivo” (Centre International de Recherches et d’Information sur l’Economie Collective) é uma organização internacional sem fins lucrativos, constituída formalmente em 1947 pelo Professor Edgard Milhaud - professor Economia francesa na Universidade de Genebra (Suíça). A história do CIRIEC contudo, começa antes, em 1908, com a fundação por Edgard Milhaud da revista “Anais de Economia Coletiva”, e cria o CIRIEC para garantir sua continuidade. Com a ajuda ativa de amigos suíços, Milhaud manteve o CIRIEC em Genebra até 1957, quando é transferida para a cidade de Liège, na Bélgica

 

    O professor Paul Lambert tornou-se diretor do CIRIEC e depois seu presidente. Após a morte de Paul Lambert em 1977, o professor Guy Quaden tornou-se diretor do CIRIEC até 1990, quando a administração da CIRIEC Internacional começou a adotar a administração com prazos fixos de dois anos. Atualmente o diretor é o francês Alain Arnauld e, o diretor geral, o belga Bernard Thiry.

 

    Devido à sua natureza internacional, fazem parte do CIRIEC Internacional instituições acadêmicas da Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, França, Japão, México, Portugal, Tunísia, Turquia. Mais recentemente (a partir de 2015), o Brasil. Além de reunir acadêmicos, também tem como parceiros empresas públicas, cooperativas e instituições mútuas - cooperativas de crédito, seguros e previdência privada, muito comuns na Europa.

 

O CIRIEC Brasil (nome simbólico) tem como nome oficial - Centro de Pesquisa e Pesquisa em Economia Pública e Social e, foi fundado em 13 de junho de 2015 e, tem por presidente Dimas Alcides Gonçalves, professor de economia da PUC-Campinas e, como vice-presidentes Daniel Francisco Nagao Menezes, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie e; Leandro Pereira Morais, professor de economia da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

MISSÃO

Como missão, o CIRIEC busca, através da estruturação, produção, divulgação e intercâmbio de pesquisas e estudos científicos, desenvolver e apoiar trabalhos acadêmicos e de apoio à gestão público, voltados a dois temas:

 

a) serviços públicos; e

b) Economia Social / Solidária e Cooperativismo.

 

   Ambas as áreas são organizadas em comitês científicos internacionais, contribuindo para esses comitês mais de 350 especialistas ativos, tanto em suas respectivas universidades, centros de estudo, cooperativas; bem como empresas públicas. 

 

   O objetivo do CIRIEC é promover a busca de informações, pesquisas científicas e a publicação de trabalhos sobre setores e atividades voltados para o interesse geral: poder público, serviços públicos, empresas públicas, cooperativas, empresas autogestionárias, associações e outras associações e formas de economia social.

 

  Para melhorar a disseminação e o compartilhamento de informações relacionadas aos tópicos mencionados acima, o corpo de especialistas colaboradores do CIRIEC Internacional estruturou o AGORA - http://www.ciriecagora.org, uma ferramenta de conhecimento multilíngue interativa e colaborativa.

 

    Além disso, como um esforço para disseminar as informações, o CIRIEC, em conjunto com a Universidade de Liège, estruturou um Centro de Documentação. O centro de documentação está aberto a todos os membros do CIRIEC, mas também a pesquisadores, professores e estudantes.

 

   O CIRIEC Internacional possui dois tipos de eventos internacionais. Os Congressos Internacionais, que ocorrem em anos pares, sendo os últimos em Liège 2018, Reims 2016 e, Buenos Aires 2014 (os congressos anteriores podem ser encontrados na página do CIRIEC Internacional), cujo objetivo é a discussão política e econômica dos rumos da economia social e do cooperativismo no mundo, participando desses eventos as principais autoridades políticas do país sede e as principais autoridades das empresas e dos líderes acadêmicos. O próximo será em Valência, Espanha, em junho de 2022. 

 

  O segundo é a Conferência Internacional de Pesquisa em Economia Social, que ocorre em anos ímpares e, com a última edição ocorreu em Bucareste, Romênia, em 2019. As edições anteriores foram realizadas em Manaus em 2017, Lisboa 2015 e, Antuérpia em 2013. A previsão é que a próxima Conferência ocorra em San José da Costa Rica, em setembro de 2021.

voluntário da equipe
DANIEL_Prancheta 1.jpg
DANIEL_Prancheta 1_edited_edited.jpg

Saiba mais 

Daniel Francisco Nagao Menezes

Presidente do Ciriec Brasi

DIRETORIA

Daniel Francisco Nagao Menezes

Presidente

Eliane Ribeiro Pereira

1ª Vice-presidente

Leandro Pereira Morais

2ª Vice-presidente

Dayvid Souza Santos

Tesoureiro

Ronaldo Chaves Gáudio

Secretário

Sandro Pereira da Silva

Conselho Científico

Luiz Filipe Goldfeder Reinecke

Conselho Comunicação

Miguel Juan Bacic

Conselho Fiscal Titular

Julia da Silva Gutierrez Ruiz

Conselho Fiscal Titular

Ana Beatriz Alves de Lima 

Conselho Fiscal Titular

Vitória Carolina de Oliveira Cavalcanti

Conselho Fiscal Suplente

Amanda Krishna Cardoso de Oliveira

Conselho Fiscal Suplente

Dimas Alcides Gonçalves

Conselho Fiscal Suplente

Missão
Diretoria
bottom of page