Capitalismo agrário e movimentos campesinos no Paraguai

https://www.scielo.br/j/eh/a/tZPFkM66g9hqhnrGpFdXZjv/?lang=pt


Capitalismo agrário e movimentos campesinos no Paraguai

MORAES, Isaias A.; VIEIRA, Fernando. A. C. Capitalismo agrário e movimentos campesinos no Paraguai. ESTUDOS HISTÓRICOS, v. 28, p. 363-384, 2015.


Resumo

O artigo busca analisar, por meio de levantamento bibliográfico e documental, o desenvolvimento do capitalismo rural e os movimentos sociais campesinos no Paraguai. Primeiramente, a pesquisa procura abordar a matriz empresarial-monopolista-agroexportadora de ocupação e de exploração da terra no Paraguai, com a significativa influência de ruralistas brasileiros, em detrimento da matriz familiar-cooperativista-alimentícia. Na segunda parte, empenha-se em apresentar os principais movimentos sociais campesinos do país, seus embates e meios de atuação. Por fim, demonstra a importância destes últimos para a democratização da terra, a soberania e a segurança alimentar paraguaia.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/39283 O municipalismo libertário e a Revolução Rojava MORAES, Isaias A.; VIEIRA, Fernando. A. C. O Municipalismo Libertário e a Revolução em