top of page

Economia Criativa nos países do Mercosul: Breve análise conjuntural


Economia Criativa nos países do Mercosul: Breve análise conjuntural

MORAES, Isaias A.; AGUIAR, Mônica. H. P. . Economia Criativa nos países do Mercosul: breve análise conjuntural. Cadernos PROLAM/USP (Online), v. 21, p. 99-130, 2022.


Resumo

O presente artigo tem como objetivo pesquisar a situação do setor de Indústria Criativa nos países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) no período que vai de 2012 a 2015. No que tange à metodologia, optou-se pela análise crítica de dados bibliográficos e documentais, trabalhando com estatísticas coletadas na UNCTAD, BID e FIRJAN e conceitos de Economia Criativa (EC) elaborados por autores renomados como Howkins, Florida e Throsby. O trabalho está dividido em duas partes: na primeira, apresenta-se a evolução operacional do conceito de EC e, na segunda, examinam-se os dados referentes ao setor da EC no Mercosul. A conclusão, comparando com outros países do mundo, é de que a EC é uma alternativa promissora de desenvolvimento econômico, porém ainda pouco explorada pelo Mercosul.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Capitalismo agrário e movimentos campesinos no Paraguai

https://www.scielo.br/j/eh/a/tZPFkM66g9hqhnrGpFdXZjv/?lang=pt Capitalismo agrário e movimentos campesinos no Paraguai MORAES, Isaias A.; VIEIRA, Fernando. A. C. Capitalismo agrário e movimentos campes

bottom of page