O pensamento de Celso Furtado sobre Desenvolvimento Econômico e Capital Externo no Brasil: do Estado interventor-empreendedor ao Estado insurgente-vanguardista
MORAES, Isaias A.; IBRAHIM, Hermano C. ; TAUIL, Carlos. E. O pensamento de Celso Furtado sobre Desenvolvimento Econômico e Capital Externo no Brasil: do Estado interventor-empreendedor ao Estado insurgente-vanguardista. Pesquisa & Debate, v. 31, p. 143-164, 2019.
Resumo
O artigo tem como objetivo investigar o pensamento de Celso Furtado sobre desenvolvimento econômico e o papel do Estado frente ao capital externo no Brasil. A pergunta que o artigo procura responder é: como que a influência do capital externo no Brasil modificou as proposições de Furtado em relação as estratégicas do Estado na superação do subdesenvolvimento? A hipótese que a pesquisa levanta é que na primeira fase do pensamento de Furtado o papel do Estado é intervencionista-empreendedor, porém, em outra fase, Furtado ressalta um caráter mais insurgente-vanguardista ao seu Estado desenvolvimentista. O artigo empregou como procedimentos metodológico revisão bibliográfica.
Comments