top of page

Voltando a campo quinze anos depois do primeiro mapeamento de economia solidária na Baixada ...


Voltando a campo quinze anos depois do primeiro mapeamento de economia solidária na Baixada Fluminense

WEBERING, S. I.; SANTOS, M. A. dos . Voltando a Campo Quinze Anos Depois do Primeiro Mapeamento de Economia Solidária na Baixada Fluminense. MERCADO DE TRABALHO (RIO DE JANEIRO. 1996), v. 1, p. 131-143, 2022.


Resumo

Resumo: Aborda o primeiro mapeamento nacional dos empreendimentos econômicos solidários (EES), a partir da criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), em 2003, e busca apurar qual a realidade da economia solidária na Baixada Fluminense quinze anos depois desse processo de mapeamento no Brasil. Ao revisitar os municípios de: Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti, Seropédica, Nilópolis, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Queimados e Belford Roxo, o estudo visou diagnosticar os espaços de discussão e articulação dos atores envolvidos nos municípios investigados, bem como as políticas públicas e a legislação existentes. Para tanto, foram realizadas onze entrevistas com membros de empreendimentos, coordenadores e gestores públicos, entre 2019 e 2021, além de levantamento bibliográfico, visitas às prefeituras e secretarias municipais, participação nos fóruns e contatos com os grupos de produção.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Capitalismo agrário e movimentos campesinos no Paraguai

https://www.scielo.br/j/eh/a/tZPFkM66g9hqhnrGpFdXZjv/?lang=pt Capitalismo agrário e movimentos campesinos no Paraguai MORAES, Isaias A.; VIEIRA, Fernando. A. C. Capitalismo agrário e movimentos campes

bottom of page